Atenção: todas as imagens de pacientes e/ou casos clínicos publicados neste blog, estão autorizados, verbalmente e por escrito, pelo próprio paciente, dentro das normas do código de ética médico e odontológico. Eventuais exibições de rostos dos pacientes também está autorizado e é do seu conhecimento.

COBRAC RJ 2013 - Um resumo



Mais uma vez, o maior Congresso em Cirurgia Bucofacial da América Latina superou as expectativas. Sempre nos anos ímpares, o encontro já reuniu, em cidades aleatórias como Gramado, Ouro Preto, Florianópolis, Fortaleza, Vitória e neste ano, no final de agosto, no Rio de Janeiro, as maiores autoridades na área da América e do mundo, além de congressistas alunos de graduação, especialistas, residentes, profissionais e professores do mundo inteiro.

Cerimônia de abertura do Congresso

Paralelamente, sempre temos as cerimônias do Colégio Brasileiro de Cirurgia, com a posse dos novos membros aspirantes e titulares, além de reuniões visando o presente e o futuro da especialidade e a escolha do novo presidente e da nova sede do evento, que em 2015 será em Salvador.

Nesta edição, tivemos uma inovação que foram os eventos paralelos, iniciando pelos cursos pré-congresso como os oferecidos pela A.O. (balística e ferimentos de alto impacto) e planejamento virtual em cirurgia ortognática. Também tivemos interessantes atividades paralelas como as oferecidas pela polícia militar do RJ, inclusive BOPE, abordando primeiros atendimentos e traumatismos de face em violência urbana e catástrofes, incluindo noções das equipes que participaram dos trabalhos no Haiti e na pacificação das favelas cariocas. Outras atividades paralelas interessante foram os workshops Berkeley, em suporte básico de vida e vias aéreas superiores.

Workshop Berkeley, suporte básico de vida (BLS)

Workshop Berkeley, manejo das vias aéreas superiores

Workshop Berkeley, manejo das vias aéreas superiores

Tivemos ainda a presença de renomados cirurgiões, como Drº Larry Wolford, ícone da cirurgia ortognática, e Jean-Paul Meningaud, membro da equipe francesa pioneira em transplantes de face. Além disso, palestraram cirurgiões alemães, americanos, argentinos, franceses e suíços, contribuindo para a atualização de 1677 congressistas inscritos.

Curso de cirurgia ortognática Drº Larry Wolford (USA)
Curso Drº Paul Tiwana (Dallas, USA)

Nesta edição, apresentamos o trabalho intitulado "Fratura Naso-Orbitária por F.A.F. com perda do Globo Ocular".

Avaliação do trabalho realizada pelo querido Drº Clóvis Marzola

Ainda, mais uma vez, a Cerimônia de Abertura do XXII COBRAC foi emocionante, empossando os novos Membros Titulares do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, este que vos fala entre eles. Para ser empossado, o Membro Aspirante deve ter pelo menos 5 anos de entidade, comprovar pontuação curricular mínima durante este período, e prestar prova eliminatória, para após dois anos de aprovação desta prova finalmente ser empossado.

Posse como Membro Titular, em compania deste exemplo de vida e de cirurgia, Drº Clóvis Marzola

Grupo de cirurgiões empossado Membro Titular

Sendo empossado pelo Drº Nicolas Homsi, presidente do Colégio

Diploma da titulação

Medalha recebida na posse

Campanha de prevenção ao traumatismo de face atrelada à Campanha da Lei Seca foi apresentada durante o Congresso.



Outubro próximo reserva o maior evento da especialidade em Barcelona, na Espanha. É o congresso internacional, ICOMS, onde, com orgulho estaremos representando o Brasil com o trabalho "Sialocele duo the Ressection of Adenoma Pleomorphic in the Parotid Gland with Spontaneous Remission".

0 comentários:

Seu comentário, sugestão, crítica ou sugestão é muito importante: